Aviões podem ser blindados? Descubra!

Tempo de leitura: 1 minuto

Aeronaves não apenas podem ser blindadas, como faz parte das normas aplicadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que aviões comerciais de mais de 60 passageiros tenham as portas da cabine de comando blindadas.

Essa decisão foi tomada após os atentados que ocorreram ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001. Isso porque terroristas invadiram as cabines para se apoderar dos comandos e lançar as aeronaves a esses locais, ocasionando a morte de milhares de pessoas.

As aeronaves menores, principalmente os jatos regionais, a instalação de portas blindadas, que devem ser apenas abertas pelos pilotos, é apenas uma recomendação. Além disso, as duas empresas construtoras aeronáuticas, Airbus e Boeing, propuseram a padronização dos modelos das portas. Elas passaram a incluir dobradiças reforçadas, um painel principal à prova de balas, uma fechadura elétrica e um dispositivo de entrada eletrônico codificado com o auxílio de um teclado situado na cabine.

Nas aeronaves, os vidros também podem ser blindados, porém, exigem características especiais, já que serão expostos à condições climáticas extremas. Por isso, recebem tratamento de aquecimento, anticongelamento e proteção anti-embaçante, além do nível de blindagem necessário para proteção dos passageiros e dos tripulantes, que se sentem seguros com esses recursos.

A blindagem também é realizada nos aviões do Exército Brasileiro e em helicópteros, que tem o fundo blindado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *